FONOAUDIOLOGIA

“…”.

CAMPUS: AVARÉ

A profissão

A Fonoaudiologia é uma ciência que se preocupa com a comunicação humana e suas alterações. Compreende o estudo da fonação e da audição, de seus distúrbios e das suas formas de tratamento. O curso que é uma área da saúde, atua na promoção, diagnóstico, pesquisa, prevenção e tratamento da comunicação oral e escrita, voz, audição, funções de mastigação, deglutição e respiração, atendendo desde o recém-nascido até a terceira idade.

O Profissional

Pode trabalhar no atendimento em clínicas, ambulatórios, maternidades, home-care, asilos e outros. Na área educacional, faz a orientação de pais e profissionais, presta consultoria e assessoria à equipe pedagógica. No setor ocupacional, o fonoaudiólogo previne e examina os padrões da voz e audição em fábricas, indústrias e escolas, minimizando riscos ambientais à saúde. Nos meios de comunicação e arte, aperfeiçoa os padrões da fala e voz nas diferentes modalidades de comunicação. Realiza perícias técnicas e assessorias em casos de ações cíveis e criminais relacionadas à Fonoaudiologia. Na área estética, desenvolve e aperfeiçoa os padrões da voz, da fala e da face.

Formar profissionais que possam promover o bom funcionamento, prevenir distúrbios, diagnosticar problemas e desenvolver tratamentos relacionados a sete áreas principais:

Audiologia: área que estuda os problemas relacionados à audição.
Linguagem: trabalha tanto na comunicação oral quanto escrita, ajudando crianças, adolescentes e até adultos que têm dificuldades na fala em problemas relacionados à aprendizagem da linguagem.
Voz: estuda os problemas criados pelo uso inadequado da voz e aponta caminhos para corrigi-los.
Motricidade Orofacial: estuda a musculatura da face, boca e língua. Visa corrigir problemas relacionados a mastigação, sucção, posicionamento da língua, respiração, entre outros.
Disfagia: trata da dificuldade de deglutir alimentos de forma segura.
Saúde coletiva: estuda a ocorrência das alterações fonoaudiológicas na população. O trabalho é feito nas unidades de saúde da família, creches e escolas.
Fonoaudiologia escolar: atua junto à equipe escolar, coordenação pedagógica, professores. Busca planejar o processo e estratégias de ensino aprendizagem, para desenvolver habilidades junto aos alunos e professores.

Valor da mensalidade consultar diretamente na faculdade.
Período Matutino e Noturno
4 anos de duração/8 semestres