Avaré (14) 3711-4020   •   Itapetininga (15) 3373-7358

Odontologia

Fazer Inscrição

Curso

A formação inclui disciplinas das áreas de saúde, ciências biológicas e humanas, como anatomia, patologia, metodologia, parasitologia, psicologia aplicada, sociologia, comunicação, fisiologia, histologia, microbiologia, saúde coletiva, imunologia e bioquímica além de outras. Dentre as matérias específicas, encontram-se radiologia, materiais dentários, anestesiologia, dentística, legislação e ética, endodontia, periodontia, cirurgia, prótese, implantodontia, odontopediatria e ortodontia.

As aulas práticas tem início desde o primeiro semestre do curso, incluindo-se, além da utilização dos laboratórios a inserção em cenários reais de saúde.

O currículo contempla os diversos contextos de atuação do cirurgião-dentista, oferecendo embasamento teórico e prático bem como oportunidades interdisciplinares e multiprofissionais que forneçam suporte ao desempenho futuro.

A duração é de 5 anos e é obrigatória a apresentação do trabalho de conclusão de curso ao final do mesmo.

Objetivos

Promover a formação de um cirurgião-dentista clínico-geral, humanista, com capacidade crítica, reflexiva e ética, que resulte em um profissional com capacidade para atuar (pautado em princípios éticos, bioéticos e técnico científicos) nos diferentes níveis de atenção à saúde; com ações que perpassem a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a recuperação e a reabilitação da saúde bucal, nos âmbitos individual e coletivo.

Mercado de Trabalho

O mercado esteve saturado durante algum tempo, mas existem diferentes áreas no país, principalmente no Norte e no Nordeste, que oferecem excelentes oportunidades de trabalho, pois nestes locais existe carência de profissionais no atendimento à população local.

Além disto, o odontologista também pode trabalhar em clínicas e consultórios particulares, em instituições de saúde, no ensino superior e na saúde pública, incluindo-se ai a Estratégia Saúde da Família.

É importante ressaltar ainda, sobre o mercado de trabalho, que a Odontologia ampliou grandemente sua gama de atuação na última década, o que garante novas possibilidades de atuação e de oportunidades. Ainda, desde 2010, o Ministério da Saúde editou uma portaria que dá direito a atendimento odontológico em hospitais públicos a pessoas com necessidades especiais.

Diferencial

O curso dispõe de infraestrutura moderna e conta com equipamentos de última geração.
Todas as salas de aula possuem ar condicionado, equipamento multimídia e são adequadas às necessidades do curso.
Os laboratórios permitem o desenvolvimento de habilidades práticas e são utilizados desde o primeiro semestre.
A Clínica Escola de Odontologia apresenta equipos novos, sala de esterilização com amplo controle de biossegurança e salas de raio X digital, atendimento de urgência e triagem.
O corpo docente é composto exclusivamente por mestres e doutores de reconhecida produção nacional e internacional.
Além disto, o curso conta com:
– Atividades práticas desde o primeiro semestre, incluindo-se o contato com o sistema público de saúde,permitindo que o aluno vivencie a Odontologia atrelada a prática cotidiana;
– A inserção da disciplina de Empreendedorismo na matriz curricular, preparando o aluno para o mercado de trabalho;
– Diagnóstico e planejamento integrado por meio da Odontologia Digital;
– Contato com o Laboratório de Simulação Odontológica;
– Aulas demonstrativas de Planejamento Virtual na Odontologia;
– Laboratório de simulações para treinamento de situações de emergência;
– Radiologia com sistema digital;
– Oferta da disciplina de Implantodontia;
– Utilização de  laser de alta potência na vaporização de cárie, em procedimentos realizados em tecidos moles intra-orais e em procedimentos de harmonização facial;
– Utilização de microscópio cirúrgico em procedimentos endodônticos;
– Apresentação de procedimentos e aulas por vídeo-conferencia em tempo real;
– Salas de aula com poucos alunos para garantir a excelência no ensino.