Avaré (14) 3711-4020   •   Itapetininga (15) 3373-7358

Arquitetura e Urbanismo

Fazer Inscrição

Curso

Dentre as habilidades e competências, oferecidas no curso de graduação em arquitetura e urbanismo, estão: criar, projetar, representar, planejar e executar, no campo da arquitetura das edificações, do urbanismo, do paisagismo, do design de interiores, do restauro de patrimônio histórico e cultural. O currículo do curso mescla disciplinas de criatividade, conhecimento humano e da sociedade, além de áreas da tecnologia e inovação no segmento. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. A estrutura física do curso está integrada ao Centro Universitário Sudoeste Paulista (Uni-FSP), com excelente corpo administrativo, apoio pedagógico e psicológico. Salas de desenhos técnicos e artísticos, laboratórios de informática para representações digitais, laboratórios técnicos com oficinas multidiciplinares, Laboratório de conforto ambiental, canteiro de obra experimental, Atelier, biblioteca física e digital e Escritório Modelo. Conta também com excelente quadro de docentes especialistas, mestres e doutores, em constante busca pelo aprimoramento acadêmico, atuando em diversas linhas de pesquisas científicas, no campo da arquitetura e do urbanismo.

Objetivos

  • A qualidade de vida das pessoas bem como a qualidade do ambiente construído, com estabilidade, conforto, durabilidade e acessibilidade.
  • O uso da tecnologia apropriada às necessidades sociais, econômicas, estéticas e culturais das comunidades,
  • O equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído,
  • A valorização e preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio coletivo.

Mercado de Trabalho

As cidades brasileiras têm grande demanda por habitação e infraestrutura, o que abre boas oportunidades para o arquiteto e urbanista. Muitos arquitetos no Brasil atuam como autônomos ou microempresários. Por outro lado, os principais empregadores desses profissionais é o setor público, as construtoras e as incorporadoras. A arquitetura de interiores é outro setor que absorve muitos profissionais. A preocupação com a melhor ocupação e a qualidade dos espaços públicos e privados faz com que muitos órgãos públicos e empresas revitalizem ou construam praças, edifícios, ou criem novos espaços, necessitando de arquitetos que cuidem da concepção desses projetos arquitetônicos e da gestão dos processos da execução dessas obras. Alguns campos de atuação profissional são:

  • Projeto de Edificação e Construção:Conceber, representar, planejar e coordenar projetos e obras, definir materiais, técnicas e sistemas construtivos, realizar a gestão de todo o processo projetual e construtivo.
  • Projeto Urbano: Conceber, representar, planejar um bairro, uma região, uma cidade, atuar no plano diretor, no zoneamento, na mobilidade urbana, além de fiscalizar e coordenar equipes nesse segmento.
  • Arquitetura de Interiores:Conceber, representar, planejar e coordenar projetos e obras de espaços internos, definindo técnicas construtivas, materiais de acabamentos, mobiliário e composições decorativas (Layout).
  • Paisagismo e Ambiente:Conceber, representar, planejar e coordenar projetos e execuções de espaços abertos, como jardins, parques e praças.
  • Consultoria, Laudo, Parecer:Realizar serviços e emitir documentos técnicos embasados em sua área de conhecimento e atuação.
  • Restauro do Edifício e da Paisagem:Planejar, representar e coordenar a recuperação e/ou manutenção de edificações e paisagens, preservando a memória e o patrimônio cultural e artístico.